TEORIA DE ENFERMAGEM DE JEAN WATSON ARTICULADA COM A SEXUALIDADE HUMANA

JEAN WATSON’S NURSING THEORY FOCUSED ON SEXUALITY HUMAN

TEORÍA DE ENFERMERÍA  JEAN WATSON Y A SU ARTICULACIÓN CON LA SEXUALIDAD HUMANA

Ednaldo Cavalcante de Araújo. PhD, RN. Universidade Federal de Pernambuco. ednjpen@jpa.neoline.com.br

Marga Simon Coler. PhD, RN. University of Connecticut. Universidade Federal da Paraíba. cmenfsp@ufpb.br

Maria Miriam Lima da Nóbrega. PhD, RN. Universidade Federal da Paraíba. cmenfsp@ufpb.br

Citation:

Araújo EC de, Coler MS, Nóbrega MML da. Jean Watson’s nursing theory focused on sexuality human. Online Braz J. Nurs (OBJN-ISSN 1676-4285) [online] 2005 August; 4(2) Available in: www.uff.br/nepae/objn402araujocoleretal.htm 

Abstract:  This study presents the Jean Watson’s nursing theory synthesis and the articulation with the human sexuality with the purpose of promoting contributions in the nursing knowledge construction and of the human sexuality, finding encourage researchers it develop news studies with this matter.  Jean Watson describes her theory as phenomenological-existential and spiritual and affirms that the her purpose is in the account of the philosophical concepts and empirical problems that face the nursing and has the hope of that her work be able to help others nurses in the inquiry and in the explanation of the trial of human care, like also direct it maintain the concept of person in the nursing science. As conclusion, the scientific knowledge basic and the knowledge in the human sciences are essential for the nursing.  The analysis phenomenological of human experiences in the health and in the illness will supply the nurses with necessary facts for understand the human condition and the curative factors elaborate by Jean Watson.     

Key words: nursing theory, care, sexuality, knowledge

Resumo: Este estudo apresenta uma síntese da Teoria da Enfermagem de Jean Watson e a sua articulação com a sexualidade humana com o propósito de promover contribuições na área da construção do conhecimento de Enfermagem e da sexualidade humana, procurando incentivar pesquisadores a desenvolver novos estudos com esta temática. Jean Watson descreve sua teoria como fenomenológica existencial e espiritual e afirma que o propósito dela está no relato de alguns dos conceitos filosóficos e problemas empíricos que enfrentam a Enfermagem e tem a esperança de que seu trabalho possa auxiliar outros enfermeiros na investigação e no esclarecimento do processo do cuidado humano, como também direcioná-los a manter o conceito de pessoa na ciência da Enfermagem. À guisa de conclusão afirma-se que o conhecimento científico básico e o conhecimento humanístico são essenciais para a ciência e para a arte da Enfermagem. A análise fenomenológica de experiências humanas na saúde e na doença proverá os enfermeiros com dados necessários para entender a condição humana e os fatores curativos elaborados por Jean Watson.

Palavras-chave: teoria de enfermagem, cuidado, sexualidade, conhecimento

Resúmen: Este estudio los presentes una síntesis de la Teoria de Enfermería de Jean Watson y a su articulación con la sexualidad humana con el propósito de promueve contribuciones en el área de la construcción del conocimiento de enfermería y de la sexualidad humana, el alenta los investigadores que desarrollan estudios con este asunto. Jean Watson describe su teoría como fenomenologica existencial y espiritual y afirma que el propósito de ella está en la cuenta de parte de los conceptos filosóficos y los problemas empíricos que encaran el enfermería y tienen la esperanza de que su trabajo es capaces de ayudar a otros enfermeros en la indagación y en la explicación del ensayo de el cuidado humano, como también dirige y mantiene el concepto de persona en la ciencia del enfermería. El conocimiento científico básico y el conocimiento en las ciencias humanas son esenciales para el enfermería. El análisis fenomenologica de experiencias humanas en la salud y en la enfermedad suministrará a los enfermeros con hechos necesarios para entiende la condición humana y los factores curativos elaboran por Jean Watson.

Palabras-clave: teoria de enfermería, cuidado, sexualidad, conocimiento

 

Introdução

· Visão genérica da Teoria da Enfermagem de Jean Watson

De acordo com Watson1 sua teoria classificada como fenomenológica existencial e espiritual tem o propósito de relatar alguns dos conceitos filosóficos e problemas empíricos que enfrentam a Enfermagem almejando que possa auxiliar mais enfermeiros na busca de investigações e esclarecimentos do processo do cuidado humano, direcionando-os a manter o conceito de pessoa na ciência da Enfermagem.

Os conceitos essenciais e específicos para o modelo teórico de Watson são o cuidado transpessoal, o ego, o campo fenomenológico e a ocasião do cuidado atual. Para a teórica, o cuidado é definido como uma ciência desenvolvida a partir de uma filosofia humanista, a qual é o enfoque da Enfermagem1.

Para que os enfermeiros possam desenvolver filosofias e sistemas de valores humanistas, se faz necessário apresentar embasamento sólido em ciências humanas, as quais lhes oferecerão uma consistente fundamentação à ciência do cuidado. Desta maneira, os enfermeiros podem ampliar visões e perspectivas de mundo ampliadas, passando a desenvolver habilidades na formação de pensamentos críticos, os quais são necessários à ciência do cuidado, que apresenta seu foco na prevenção e na promoção da saúde e não na cura da doença1.

Enquanto formulava suas idéias Watson1 começava a estruturar um arranjo de crenças e conceitos e a organizar um corpo de conhecimentos e princípios fundamentais do comportamento humano apresentado na saúde e na doença. Mediante esse processo, foram formulados dez fatores curativos na Enfermagem, considerados como centrais para o processo do cuidado que o enfermeiro utiliza-os com vistas a ajudar o cliente a conservar e alcançar a sua saúde, ou mesmo, obter uma morte pacífica.

Estes fatores básicos abaixo formulados compõem uma estrutura básica para se estudar e entender a Enfermagem como a ciência do cuidado:

1) A formação de um sistema de valores humanista-altruista

2) A instilação de fé-esperança

3) O cultivo da sensibilidade ao próprio ego e ao das demais pessoas

4) O desenvolvimento de uma relação de ajuda-confiança

5) A promoção e a aceitação da expressão de sentimentos positivos e negativos

6) O uso sistemático do método científico de solução de problemas para a tomada de decisão

7) A promoção do ensino-aprendizagem interpessoal

8) A previsão de um ambiente de apoio, proteção e/ou neutralização mental, física, sócio-cultural e espiritual

9) Assistência com a gratificação das necessidades humanas

10) A permissão de forças existenciais fenomenológicas.

A assistência com a gratificação das necessidades humanas envolve subpartes de uma grande quantidade de informações. As necessidades básicas podem ser resolutamente debatidas sob uma perspectiva psicossomática e psicofisiológica. Elas são aceitas numa perspectiva em que poderá ser mais útil no entendimento dos aspectos primários e secundários de cada necessidade. Uma visão psicofisiológica está também coerente com estudos de contemporaneidade dos efeitos de estresse no corpo. O significado dinâmico e simbólico de cuidado de necessidades humanas são de uma perspectiva interacional e de cuidado direto de Enfermagem1.

As necessidades humanas podem ser classificadas como necessidades de ordem inferior e necessidades de ordem superior, conforme especificado no quadro abaixo.

Quadro 1: Ordem de necessidades humanas

1. Necessidades de ordem inferior (necessidades biofísicas) - Necessidades de sobrevivência.

·       Necessidade de alimento e líquido

·       Necessidade de eliminação

·       Necessidade de ventilação

2. Necessidades de ordem inferior (necessidades psicofísicas) - Necessidades funcionais.

·       Necessidade de atividade-inatividade

·       Necessidade de sexualidade

3. Necessidades de ordem superior (necessidades psicossociais) - Necessidades integradoras.

·       Necessidade de realização

·       Necessidade de associação

4. Necessidade de ordem superior (necessidade intrapessoal-interpessoal) - Necessidade de busca de crescimento

·       Necessidade de auto-realização

Fonte: Watson1

· Teoria da Enfermagem de Jean Watson articulada com a Sexualidade Humana

Segundo Watson1, a necessidade de sexualidade envolve um completo desenvolvimento da personalidade, incluindo a identificação sexual, o autocuidado, a auto-estima e os relatados padrões de comportamento humano. Ela não pode ser limitada ao intercurso sexual, pois envolve satisfação com um corpo, com um sexo e com atitudes boas em direção ao seu próprio sexo e ao desempenho sexual.

A sexualidade refere-se a tudo que diz respeito a um homem e a uma mulher, enquanto que o sexo refere-se ao sexo genital. A necessidade sexual é influenciada primariamente pela biologia humana, mas ela é controlada principalmente pelo mecanismo psicológico e sócio-cultural do indivíduo1,3.

Watson1 afirma que a necessidade de sexualidade é biológica por natureza e começa desde a concepção; o comportamento humano é adquirido e não inato, ao passo que o comportamento sexual é mais aprendido do que instintivo. A união precoce entre mãe e filho, num verdadeiro relacionamento, é um princípio básico para o desenvolvimento psicológico da necessidade de sexualidade, a qual é demonstrada precocemente, quando o bebê suga, morde e se alimenta como também na segurança e no contato diário com outras pessoas.

Erickson, apud Watson1, afirma que o estabelecimento precoce da sexualidade é manisfestado no conflito psicológico iniciativa versus culpa. Durante o estágio de desenvolvimento da adolescência, o adolescente está lidando com o complexo desenvolvimento da sexualidade e com outras mudanças físicas e psicológicas. Novas relações entre os sexos acompanham estas mudanças. As necessidades, que os adolescentes têm, de compreender estas mudanças ocorridas em seus corpos se fazem acompanhar da necessidade de obter, também, informações sobre a concepção. A adolescência é também uma época de conflitos, em relação à busca de uma identidade, de um papel sexual, de um padrão de comportamento e da tomada de futuras decisões3.

A completa atualização da necessidade de sexualidade e de maturidade biológica e psicológica termina durante o desenvolvimento do estágio adulto jovem3. Este é caracterizado como um conflito que se estabelece entre intimidade versus solidão, estando relacionado com a capacidade para ingressar num significativo relacionamento interpessoal, desenvolvendo-se uma idéia sobre si próprio, como esposo e pai ou como esposa e mãe1.

Os pais, freqüentemente, trazem à mente um conflito relacionado com a busca de solução para os problemas da sexualidade. Erickson, apud Watson1, faz menção das três diferentes reconciliações associadas com a necessidade de sexualidade:

1) A reconciliação de orgasmo genital e a necessidade sexual extra-genital

2) A reconciliação de amor e de sexualidade

3) A reconciliação de sexo, de procriação e de padrão de trabalho produtivo

Para Watson1, as atitudes sócio-culturais em relação à abertura no comportamento para o exercício da sexualidade, têm uma variedade de formas: ele pode ser encorajado, permitido, controlado, ignorado, comandado ou reprimido, tornando-se objeto de preocupação quando é violado ou está causando conflito com regras sociais estabelecidas ou com expectativas de uma cultura e de seus valores.

De acordo com Watson1, o enfermeiro é comumente o profissional da saúde que mais se aproxima de outras pessoas, durante o estresse, a doença, e o bem-estar. A gratificação da necessidade de sexualidade é básica para a integridade da pessoa, devendo o enfermeiro utilizar-se de uma abordagem holística, ao assistir o cliente com a gratificação desta necessidade.

QUADRO  2 -  Modelo esquemático da utilização da Teoria da Enfermagem de Jean Watson e a sexualidade humana

 

Metodologia

Este estudo se apresenta como uma revisão e síntese da literatura sobre a Teoria de Enfermagem de Jean Watson objetivando mostrar como a sexualidade humana é enfocada por essa teórica, configurando-se portanto, em um estudo de revisão de literatura. Para o desenvolvimento deste utilizou-se de apenas três referências, visto que a fonte de pesquisa foi primária. Entretanto, são citadas duas referências que servirão de leitura complementar ao que está sendo apresentado neste artigo. Com isto espera-se promover contribuições na área da construção do conhecimento de Enfermagem e da sexualidade humana, procurando incentivar pesquisadores a desenvolver novos estudos com esta temática, assim como o fez Araújo3.

Considerações Finais

O conhecimento científico básico e o conhecimento humanístico são essenciais para a ciência e para a arte da Enfermagem. A análise fenomenológica de experiências humanas na saúde e na doença proverá os enfermeiros com dados necessários para entender a condição humana e os fatores curativos elaborados por Jean Watson.

Este estudo provê direções na tomada de decisões de enfermeiros pesquisadores em viabilizar mais estudos com a utilização desta teoria no provimento de orientação sobre temas relacionados com a sexualidade humana com o objetivo de promover o bem-estar no exercício da sexualidade com base nos direitos humanos e nos relacionamentos de igualdade e de respeito mútuo.

Referências Bibliográficas

1.  Watson J.  Nursing: human science and human care; a theory of nursing. Norwalk: Appleton-Century-Crofts; 1985.

2.  Hoogan R.  Human sexuality; a nursing perspective.  2.ed.  Appleton-Century Crofts: Connecticut; 1985.

3.  Araújo EC. Aspectos biopsicossociais na sexualidade dos adolescentes: assistência de enfermagem [dissertação].  João Pessoa (PB): Universidade Federal da Paraíba; 1996. 159f.

4.  Cruz ICF da. The implementation of the nursing process methodology: problems and  perspectives. Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN -ISSN 1676-4285) v.1, n.1, 2002 [Online]. Available at: www.uff.br/nepae/objn101cruz.htm

5.  Garcia TR, Nóbrega MML da, Carvalho EC. Nursing process: application to the professional practice. Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN – ISSN 1676-4285) v. 3, n. 2, 2004 [Online] Available at: www.uff.br/nepae/objn302garciaetal.htm

 

Received: March 28 28th, 2005

Revised: June 26th, 2005

Accepted: June 28th, 2005