A Pesquisa Exploratória
o caminho das pedras

Exercício:
Peça à bibliotecária o Thesaurus de Enfermagem (o Tesauro foi publicado pela EE-USP, em 1990).
Você precisa dele para selecionar as palavras-chave/descritores/key
words (unitermos) relacionados ao tema de sua pesquisa ou estudo.

Interessa-nos a literatura profissional especializada e o uso da habilidade da reflexão crítica. Os dados bibliográficos sobre o tema escolhido estão nas bibliotecas especializadas de enfermagem, reais ou virtuais, onde encontraremos os textos, documentos, materiais especiais e informações necessários para a realização e fundamentação da pesquisa ou estudo. Seguramente, a bibliotecária é a melhor provedora dessas informações.
Ainda que a internet seja um excelente recurso para a pesquisa, ela não substitui a biblioteca real e o auxílio valioso da bibliotecária para localização das informações. Insistimos no fato de que você deve não só visitar uma biblioteca especializada de enfermagem, mas também dominar o seu espaço (siga nosso roteiro). Aproveite a oportunidade e faça a sua inscrição. Mesmo com toda a evolução tecnológica e com a busca informatizada de textos, a biblioteca real e os textos e livros de papel continuam insubstituíveis. A pesquisa bibliográfica para localizar os artigos publicados nos periódicos ou revistas especializadas de enfermagem começa pedindo à bibliotecária para lhe mostrar as estantes onde estão os índices e Sumários de Periódicos de Enfermagem. Os índices de interesse para a pesquisa de enfermagem são o LILACS (Literatura Latinoamericana de Ciências da Saúde), o INI (International Nursing Index) e o CINHAL (Cummulative Index to Nursing and Health Allied Literature). Caso tenha dúvidas sobre sua utilização não tenha vergonha em pedir ajuda. A característica mais importante da (o) pesquisadora (o) é a curiosidade.

Relacione três palavras-chave/keywords do Thesaurus:
palavras-chave:
__________________

__________________
__________________
key-words
__________________

__________________
__________________

Agora vá ao site da Biblioteca da Rede Médica (BIREME)e localize o Descritor das Ciências da Saúde. Você precisa dele para selecionar as palavras-chave/descritores/keywords (unitermos) relacionados ao tema de sua pesquisa ou estudo.

Relacione três palavras-chave/key-words do DCS-BIREME:
palavras-chave:
__________________

__________________
__________________

key-words
__________________

__________________
__________________



Cabe lembrar que um Index também pode ser útil para a identificação das palavras-chave/key-words oficiais.
Com suas palavras descreva:
O que é uma palavra-chave ou unitermo?

___________________________


Uma vez identificadas as palavras-chave e as key words relacionadas ao texto/tema de sua pesquisa ou estudo, passe a procurar artigos no LILACS, no BDENF, entre outros Indices (plural de índex).

Dois artigos localizados no LILACS (segundo a ABNT), utilizando a palavra-chave/key-word_________:

Dois artigos localizados no BDENF (segundo a ABNT), utilizando a palavra-chave/key-word_________:

 

Cabe observar que a busca de livros,  teses e dissertações geralmente é feita por intermédio do arquivo da própria biblioteca ou de uma publicação denominada Alerta Bibliográfico.

Envie uma mensagem por e-mail para isabelcruz@uol.com.br, até 30/07/2002, relacionando as palavras-chave/keywords e os relacionados ao texto que você está estudando. Não se esqueça de iniciar sua mensagem com a referência sobre o artigo (EEAAC) escolhido. Todas as referências devem seguir as normas da ABNT. Cabe observar que a mensagem é individual  e a resposta deve constituir o corpo da mensagem. Não será considerada uma mensagem com anexo.



Voltar à Introdução à Metodologia da Pesquisa
Ir para Fichamento Didático
Ir para Biblioteca

NEPAE